quarta-feira, 25 de março de 2009

HORA DO PLANETA 2009

Às 20H30 do dia 28 de Março de 2009 apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global. Adira à HORA DO PLANETA.



Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que pretende mobilizar mil milhões de pessoas contra as alterações do clima

No próximo dia 28 de Março, às 20H30, você tem um compromisso com o Planeta para demonstrar que a luta contra as Alterações Climáticas é possível.
Esta iniciativa, promovida pela WWF, envolve Cidadãos Comuns, Governos e Empresas numa acção conjunta que pretende sensibilizar os menos atentos para os efeitos nefastos do aquecimento global. Até ao momento, mais de 1800 cidades em 80 países já se comprometeram a apagar as luzes dos seus edifícios mais emblemáticos.

Qual é o objectivo da Hora do Planeta?
O ano de 2009 é um ano crítico nesta questão, uma vez que é o ano em que 192 líderes mundiais, sob o apelo das Nações Unidas, se vão reunir numa Conferência sobre as Alterações Climáticas, em Copenhaga, no mês de Dezembro. Aí estará em preparação a assinatura de um novo acordo de substituição do Protocolo de Quioto, visando a adopção de medidas mitigadoras destas alterações do clima.

Com esta iniciativa, a WWF pretende mostrar aos líderes mundiais que o mundo está atento às medidas mitigadoras que vão sair desta cimeira e que todos estão comprometidos na luta contra as alterações climáticas.

"Em Dezembro deste ano, 192 líderes mundiais vão-se reunir, em Copenhaga, na Conferência das Nações unidas para as Alterações Climáticas. O que se decidir nesta cimeira será vital para o futuro do Planeta. Por isso, temos de demonstrar o nosso compromisso na luta contra as mudanças de clima e exigir aos Governos que sejam capazes de defender os interesses do Planeta acima de tudo."

O que podemos fazer na Hora do Planeta?
O dia 28 de Março vai ser um dia simbólico em que milhões de pessoas se comprometem a dedicar uma hora para reflectirem e chamarem a atenção de outros para os efeitos negativos originados pelos chamados gases de efeito de estufa e que estão na génese das mudanças climáticas que se têm registado em todo o mundo.

Cada gesto que tomemos no decorrer dessa hora vai ajudar a fomentar a sensibilidade mundial sobre o futuro do Planeta e a necessidade de encetar outras pequenas acções que podem marcar uma grande diferença, como por exemplo: usar lâmpadas de baixo consumo, desligar o ar-condicionado e preparar uma festa ou jantar à luz de velas com amigos e família.

A WWF pretende que esta acção simbólica seja mobilizadora, a nível individual, de uma mudança de hábitos e de uma tomada de consciência permanente de que é necessário travar o aquecimento global. A nível mundial, será uma clara chamada de atenção aos Governos para que assumam a sua responsabilidade na criação e manutenção de políticas mitigadoras das alterações climáticas.

A WWF faz votos que a Hora do Planeta se torne no evento de participação voluntária mais importante do mundo, e para que tal seja possível contamos consigo!

Que cidades aderiram?
Principais cidades do mundo que participam na Hora do Planeta

Austrália: Adelaide, Brisbane, Canberra, Darwin, Hobart, Melbourne, Perth, Sidney
Bolívia: Santa Cruz de la Sierra
Bulgária: Sofía
Canadá: Toronto
China: Hong Kong
Costa Rica: San José
Dinamarca: Aalborg, Copenhagen, Odense
Espanha: Madrid, Barcelona, Granada, Bilbao
Federação de Estados da Micronésia: Ponphei
Fiji: Suva
Finlândia: Espoo, Helsínquia
Guatemala: Cidade de Guatemala
Itália: Bologna, Florença, Milão, Nápoles, Palermo, Roma, Turin, Veneza
Jordania: Amman
México: Cidade do México
Nova Zelândia: Auckland, Christchurch, Hamilton
Noruega: Oslo, Tromso, Trondheim
Filipinas: Manila
Polónia: Gdansk, Lodz, Poznan, Torun, Warsaw
Portugal: Lisboa
Russia: Moscovo, Petropalovsk-Kamchatsky
Singapura: Cidade de Singapura
África do Sul: Cidade do Cabo
Suécia: Ekero, Gothenberg, Kalmar, Kiruna, Lilla Edet, Malmö, Mullsjo, Nassjo, Norrkoping, Orebro, Sodertalje, Ulricehamn, Vaxjo, Ystad
Turquia: Istambul
Emirados Árabes Unidos: Abu Dhabi, Dubai, Fujairah, Sharjah
Reino Unido: Londres
Estados Unidos: Chicago, Las Vegas, Los Angeles, San Francisco, Miami, Nashville
Colombia: Bogotá e Cali

Fonte: WWF.PT

quinta-feira, 19 de março de 2009

DIA DO PAI

Dia do Pai, dia de lembrar e homenagear aquele que contribuiu para estarmos aqui. Oferecendo-nos a maior prenda que alguma vez possamos receber. Uma sorte. Convém lembrar que, de entre milhões, fomos os mais rápidos, valeu a oportunidade. Hojé é o Dia do Pai, não o meu mas o de todos, por isso desejaria que todos no mundo lembrassem do seu Pai-Amigo, pai-Irmão, Pai-Companheiro, Pai-Mestre, tal como eu tive. Hoje sou Pai, se conseguir um dia oferecer aos meus filhos metade do que ganhei, serei um Pai realizado. Dedico este dia àquele que é meu Pai, Pai do Lizito, Pai da Aleida, foi Pai da Carla, do Jorge e do Lando, foi Pai do Fábio da Gi e do Edyvan, "Pai" dos meus primos, dos nossos amigos, Pai do seu neto, "Pai" da sua cidade e do seu País. Hoje também é o nosso dia, eu e tu Bizzy, já sabes o que fazer. Feliz Dia do Pai para ti. Feliz Dia do Pai para Oscar Tiger, para Amiltom, para Chapi, para Nhamas, para Calú Preta, para Py, para Nhelas, para Péricles, para Dapox, para Azaiaz, para Kaya, para Lutu, para Nha Nomi, para Fábio, para todos.

O Pai da nação foi, sem dúvidas Amílcar Cabral, mas Cabo Verde teve vários pais, pessoas que dedicaram a sua vida para ver um país melhor e desenvolvido. Livre. O meu Pai desde cedo demonstrou o seu amor por Cabo Verde. Um Pai. Com 19 anos já se debatia pela luta da independência, e usou o seu talento na criação de panfletos, cartazes e outros meios de propaganda na campanha contra o colonialismo, foi autor da primeira arma da República e fez propostas para a nova arma e bandeira, que no entanto não tiveram o destino que ele queria. Desenhou e projectou vários edifícios na capital e outros locais do país, muitos de raíz outros de ampliação ou remodelação. Um Pai para Praia, para Cabo Verde. O nosso Pai. Obrigado Pai. Sede do INPS, Sede da Académica da Praia (Caixa Económica de Cabo Verde), entre outros.

Se fizesse um desenho para o meu Pai, seria um enorme coração. Pai-Artista, passou-me os genes artisticos e sentido crítico e curiosidade. Vinha da escola e lá estava eu a mexer no estirador, vislumbrando-me com as plantas, que hoje são casas de muita boa gente, nas gavetas tirando as pastas com os desenhos, esboços, provas e experiências de logotipos, cartazes e folhetos, tais como comemoração de aniversários da indepêndencia, circulação rodoviária, ASA, etc, nas prateleiras onde estavam os livros de arte visual, geometria, desenho, e quando eu era apanhado na minha curiosidade não era castigado, pelo contrário era motivo para explicar-me o significado de cada coisa alimentando ainda mais a minha curiosidade e desafiando-me a criar também. Sempre arranjava tempo para brincar, passear, ensinar. Quantas vezes fomos ao escritorio do Triângulo, jogar nos computadores, ver o seu trabalho, vê-lo trabalhar. Obrigado Pai.

Foi com o meu Pai que ganhei o gosto pela fotografia. Folheando os álbuns lá de casa, os meus, da Aleida e do Bizzy, vendo nas gavetas as fotografias a preto e branco e os negativos antigos, mexendo na máquina que, com a sua bolsa de couro, fazia-me lembrar o tempo em que o meu Pai era fotografo, amador, penso, e andava com a a maquina a tira-colo, fotografando tudo e todos. A minha mãe e irmã, a suas irmãs, sobrinhos, por isso obrigado Pai, por mais essa herança. Hoje vejo-me a ser o tal fotografo, um Pai que não perde uma oportunidade de fotografar os filhos, e quem sabe transmitir a herança que ganhei.

Felizmente tenho um gosto musical que me permite ouvir todo o tipo de músicas. Mais uma herança que ganhei do meu Pai. Em minha casa abundavam os discos de vinil, desde Michael Jackson, Jackson 5, Ossibisa, Miles Daves, Dizzy Gillepse, Quincy Jones, Santana, Manu di Bango, Ottis Reding, Bob Marley, Roberto Carlos, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Gal Costa, Ney Matogrosso, Fafa, Bethania, levados pela minha Mãe do Brasil, Bulimundo, Tubarões, Bana, Cabo Verde Show. Era raro o fim de semana em que não ouviamos algum desses artistas e outros, que agora não me lembro. E quando eu e os meus irmãos ouviamos, em alto som, Gabriel o Pensador, Snoop Dogg, Bone Thugs, entre outros mais recentes, o meu Pai até equalizava o som, de vez em quando até aumentava. Obrigado Pai.

Graças a meu Pai, "ami djam passa sábi" já tive bons e inesquecíveis momentos na minha infância. Qual é o pai que já levou o filho a pescar?, já fez acampamentos com os filhos?, fez piqueniques sem conta?, jogou futebol na rua com os filhos?, jogou basquete no terraço numa tabela improvisada com os filhos e amigos?, jogava e comprava jogos de super nintendo e nintendo 64 jogando com os filhos, primos e amigos destes?, pegava no carro e mostrava a ilha (santiago) aos filhos?, fez e brincou com carros de lata com os filhos?, jogou "batinbol" com os filhos e amigos destes?, Obrigado Pai.

Pamodi Dodu na

Dja dura ki n tinha na menti mostra, pa tudu alguem ki kre odja, kuzaz ki n sabi fazi I kuzaz ki n gosta. Primeru n pensa na um site. Klaru “Boa ideia”. Fazi um site é ka kuza fasil, pa alguem sima mi intom ki ta pensa na mil kuzaz au mesmu tempu, site nunka maz ka ta fikaba pronto, pamo n kria poi munti kuza. Saber mais...