quinta-feira, 22 de outubro de 2009

ZP (R.I.P)

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

VELHO ABANDONADO

A vida tem destas coisas. Sempre pensamos que os nossos problemas são piores que o dos outros, e que as coisas más só acontecem a nós. Estava eu, no autocarro, a caminho do trabalho, como acontece todos dias úiteis da semana, e para não variar nessas viagens, consumo as historias/desabafos de vidas alheias, tão íntimas que parecem as nossas ou de alguém que conhecemos.

Neste caso, que aconteceu a semana passada, na viagem laranjeiro/cacilhas, um idoso/velho, desabafava com um amigo/vizinho a tristeza que se tornou a sua vida. Se por um lado os portugueses são um povo que adora, e passa a vida a queixar-se de si próprio (por tudo e por nada), também é um povo que sabe, e consegue (quase sempre) desenrascar-se.

Voltando ao velho, cujo tema da conversa era, como sempre nos últimos tempos, dinheiro, salário (pensão/reforma neste caso, governo, crise, etc). Depois de falarem da situação do País, dos corruptos no governo, nos chulos na assembleia e nos mentirosos da política, a conversa começou a ficar mais pessoal. E eu, como outros no autocarro, somos obrigados a ouvir todas as historias, tal "Você na TV – da TVI" ou "As Tardes da Júlia", ou mesmo "Fátima – da SIC".

O nosso narrador começou a queixar-se, que não sabia o que havia de fazer com a miséria que recebia de reforma. Os 55 contos não chegavam para quase nada, tendo em conta que trabalhou a vida inteira mas recebe uma miséria, que tem de chegar para ele e a esposa, que não recebe reforma porque não descontou o suficiente.

Com os 81 anos que tem vai fazer o quê? "Trabalhar nas obras? Dizia ele. O seu companheiro só ouvia, e comentava "Isso realmente, é indecente. Onde vai parar este País?". O velho lá continuava a por culpa em todos, no País, nos Governo e nos próprios filhos. "Tenho 6 filhos, todos rapazes, ainda tenho 11 netos e 6 bisnetos. Mesmo assim ninguém nos ajuda." Sobe de tom com ar de revolta. "Cambada de bandidos". Concluiu. "Ninguém ajuda?" Exclama o outro. "Isso realmente!"

"O pior ainda é que eu nasci na Ajuda, em Lisboa" Diz o velho indignado. "Eu nasci na Ajuda". Nisso o amigo retorquiu com uma expressão de gozo, "Ahm, ainda por sima o senhor é da Ajuda!" Dito isto, despediu-se do velho, pois já tinha chegado a sua paragem. Desejou boa sorte ao amigo, que permaneceu mais duas paragens no autocarro, fazendo a viagem sempre de pé, vocejando palavras imperceptíves, pelo menos do sítio onde eu me encontrava.(Sim, eu estava no autocarro, a ouvir esta conversa como tantas outras que ouço, menos ou mais interessantes, umas sem sentido, outras descabidas e contadas no sitio errado na hora errada).

Eu fui à minha vida e o velho de certeza foi tratar da vida dele pensando e fazendo contas à vida.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

BARACK OBAMA - NOBEL DA PAZ

Eu até simpatizo com o Obama, até vejo com bons olhos as medidas que ele quer tomar,até apoio a mudança que ele quer implementar na política americana e no mundo, o discurso dele é sempre otimista, realista q/b e positivo.

Mas o que eu mais destaco no Obama é o facto dele contrastar com Bush, os dois. Não estou a falar da pigmentação da pele, no fundo só há uma coisa que eles têm em comum. São americanos. E como tal nunca hão-de abdicar da guerra, inimigos têm muitos.

Este prémio, na minha opinião vem antecipado, não fosse ele (Obama) um símbolo da mudança de mentalidade política actual, talves eles lá na Academia Nobel, tembém querem impor uma mudança. Fico contente por ele ter ganho este prémio, mas também, devo acrescentar que, veio premiar o que ele ainda irá fazer pela paz mundial.

A mudança de atitude em relação ao Iraque e Afeganistão, a questão de Guantanamo, o aquecimento global e a nova abordagemo com Cuba, Rússia, África, são sinais de uma estratégia delineada para a obtenção da Paz no mundo e podermos viver num mundo melhor. Tudo graças a ele. Parbéns Obama. Pela paz mundial.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

CRIANÇAS NOIVAS

Casamentos de crianças no séc. XXI

Um homem pode obter prazer sexual de uma criança tão jovem quanto um bebê. Entretanto, ele não pode penetrar; sodomizar a criança não tem problema. Se um homem penetrar e machucar a criança, então ele será responsável pelo seu sustento o resto da vida. A garota entretanto, não fica sendo contada entre suas quatro esposas permanentes. O homem não poderá também se casar com a irmã da garota...É melhor para uma garota casar neste período, quando ela vai começar a menstruar, para que isso ocorra na casa do seu marido e não na casa do seu pai. Todo pai que casar sua filha tão jovem terá assegurado um lugar permanente no céu.
(Afirmação do Ayatola Komeini tirado do site deolhonamidia.org.br)

Muitos no Islão defendem que não existe limite de idade para o casamento, fruto da liberdade dada por Alah. Um pouco por todo o mundo muçulmano e não só crianças de 1 a 16 anos casam normalmente. No paquistão, na Índia, Alemanha, Estados Unidos, EUA

Pamodi Dodu na

Dja dura ki n tinha na menti mostra, pa tudu alguem ki kre odja, kuzaz ki n sabi fazi I kuzaz ki n gosta. Primeru n pensa na um site. Klaru “Boa ideia”. Fazi um site é ka kuza fasil, pa alguem sima mi intom ki ta pensa na mil kuzaz au mesmu tempu, site nunka maz ka ta fikaba pronto, pamo n kria poi munti kuza. Saber mais...