quarta-feira, 25 de março de 2009

HORA DO PLANETA 2009

Às 20H30 do dia 28 de Março de 2009 apague as luzes e veja a diferença que pode fazer no combate ao aquecimento global. Adira à HORA DO PLANETA.



Hora do Planeta é uma iniciativa da WWF que pretende mobilizar mil milhões de pessoas contra as alterações do clima

No próximo dia 28 de Março, às 20H30, você tem um compromisso com o Planeta para demonstrar que a luta contra as Alterações Climáticas é possível.
Esta iniciativa, promovida pela WWF, envolve Cidadãos Comuns, Governos e Empresas numa acção conjunta que pretende sensibilizar os menos atentos para os efeitos nefastos do aquecimento global. Até ao momento, mais de 1800 cidades em 80 países já se comprometeram a apagar as luzes dos seus edifícios mais emblemáticos.

Qual é o objectivo da Hora do Planeta?
O ano de 2009 é um ano crítico nesta questão, uma vez que é o ano em que 192 líderes mundiais, sob o apelo das Nações Unidas, se vão reunir numa Conferência sobre as Alterações Climáticas, em Copenhaga, no mês de Dezembro. Aí estará em preparação a assinatura de um novo acordo de substituição do Protocolo de Quioto, visando a adopção de medidas mitigadoras destas alterações do clima.

Com esta iniciativa, a WWF pretende mostrar aos líderes mundiais que o mundo está atento às medidas mitigadoras que vão sair desta cimeira e que todos estão comprometidos na luta contra as alterações climáticas.

"Em Dezembro deste ano, 192 líderes mundiais vão-se reunir, em Copenhaga, na Conferência das Nações unidas para as Alterações Climáticas. O que se decidir nesta cimeira será vital para o futuro do Planeta. Por isso, temos de demonstrar o nosso compromisso na luta contra as mudanças de clima e exigir aos Governos que sejam capazes de defender os interesses do Planeta acima de tudo."

O que podemos fazer na Hora do Planeta?
O dia 28 de Março vai ser um dia simbólico em que milhões de pessoas se comprometem a dedicar uma hora para reflectirem e chamarem a atenção de outros para os efeitos negativos originados pelos chamados gases de efeito de estufa e que estão na génese das mudanças climáticas que se têm registado em todo o mundo.

Cada gesto que tomemos no decorrer dessa hora vai ajudar a fomentar a sensibilidade mundial sobre o futuro do Planeta e a necessidade de encetar outras pequenas acções que podem marcar uma grande diferença, como por exemplo: usar lâmpadas de baixo consumo, desligar o ar-condicionado e preparar uma festa ou jantar à luz de velas com amigos e família.

A WWF pretende que esta acção simbólica seja mobilizadora, a nível individual, de uma mudança de hábitos e de uma tomada de consciência permanente de que é necessário travar o aquecimento global. A nível mundial, será uma clara chamada de atenção aos Governos para que assumam a sua responsabilidade na criação e manutenção de políticas mitigadoras das alterações climáticas.

A WWF faz votos que a Hora do Planeta se torne no evento de participação voluntária mais importante do mundo, e para que tal seja possível contamos consigo!

Que cidades aderiram?
Principais cidades do mundo que participam na Hora do Planeta

Austrália: Adelaide, Brisbane, Canberra, Darwin, Hobart, Melbourne, Perth, Sidney
Bolívia: Santa Cruz de la Sierra
Bulgária: Sofía
Canadá: Toronto
China: Hong Kong
Costa Rica: San José
Dinamarca: Aalborg, Copenhagen, Odense
Espanha: Madrid, Barcelona, Granada, Bilbao
Federação de Estados da Micronésia: Ponphei
Fiji: Suva
Finlândia: Espoo, Helsínquia
Guatemala: Cidade de Guatemala
Itália: Bologna, Florença, Milão, Nápoles, Palermo, Roma, Turin, Veneza
Jordania: Amman
México: Cidade do México
Nova Zelândia: Auckland, Christchurch, Hamilton
Noruega: Oslo, Tromso, Trondheim
Filipinas: Manila
Polónia: Gdansk, Lodz, Poznan, Torun, Warsaw
Portugal: Lisboa
Russia: Moscovo, Petropalovsk-Kamchatsky
Singapura: Cidade de Singapura
África do Sul: Cidade do Cabo
Suécia: Ekero, Gothenberg, Kalmar, Kiruna, Lilla Edet, Malmö, Mullsjo, Nassjo, Norrkoping, Orebro, Sodertalje, Ulricehamn, Vaxjo, Ystad
Turquia: Istambul
Emirados Árabes Unidos: Abu Dhabi, Dubai, Fujairah, Sharjah
Reino Unido: Londres
Estados Unidos: Chicago, Las Vegas, Los Angeles, San Francisco, Miami, Nashville
Colombia: Bogotá e Cali

Fonte: WWF.PT

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu vou tentar,tentem tambem é um assunto na qual devemos dar muita importanância...

Pamodi Dodu na

Dja dura ki n tinha na menti mostra, pa tudu alguem ki kre odja, kuzaz ki n sabi fazi I kuzaz ki n gosta. Primeru n pensa na um site. Klaru “Boa ideia”. Fazi um site é ka kuza fasil, pa alguem sima mi intom ki ta pensa na mil kuzaz au mesmu tempu, site nunka maz ka ta fikaba pronto, pamo n kria poi munti kuza. Saber mais...