sábado, 12 de dezembro de 2009

Prendas de Natal sem gastar dinheiro

Consumidores podem trocar objectos que já não usam por outros mais úteis


No mercado de trocas que Almada promove até dia 19 de Dezembro, na Praça da Liberdade, os consumidores podem encontrar prendas de Natal sem gastar dinheiro, trocando objectos que já não usam por outros mais úteis.


«A ideia é dar uma nova vida aos objectos que já não usamos e promover um Natal mais solidário e mais amigo do ambiente», explicou à Lusa a administradora-delegada da Agência de Energia de Almada, promotora do evento em conjunto com a autarquia, Catarina Freitas.
«Neste swap market (mercado de trocas)», continuou, «as pessoas podem vir deixar cds, livros, electrodomésticos, roupa - a lista de produtos que podem ser trocados é enorme - e existe uma tabela que estipula a moeda de troca a atribuir a cada produto, em swaps».
«Com os swaps correspondentes aos produtos que aqui deixaram, os visitantes podem levar outros produtos», explicou, ilustrando: «um cachecol vale dois swaps».
Ana Marques, 34 anos, trouxe «um saco cheio de coisas inúteis mais em bom estado» e prepara-se para levar para casa 25 swaps em «coisas que tenham mais utilidade».
«É uma iniciativa muito inteligente», considerou, afirmando que «já era altura de o natal arranjar forma de fugir ao consumismo».
Os produtos que não forem trocados até ao final da iniciativa, que a organização espera que atraia milhares de visitantes, vão ser doados a instituições de solidariedade social do concelho.
O mercado de trocas está integrado na sexta edição do mercado de Natal amigo da Terra, também instalado na Praça da Liberdade.
«Tentamos que nesta época de partilha, em que gostamos de levar sorrisos às pessoas que amamos, com presentes, isso seja feito de forma a ter o mínimo impacto possível no ambiente», afirmou Catarina Freitas.
«Aqui podemos encontrar desde brinquedos feitos com resíduos reciclados, brinquedos de madeira, roupa, artesanato, chás biológicos, produtos de comércio justo, até sabonetes e cosmética biológica».
Paralelamente ao mercado existe uma cafetaria com muita doçaria tradicional e o programa de actividades é muito amplo: deste ateliers, onde se pode aprender, por exemplo, a fazer sabonetes biológicos a partir de óleos alimentares, até concertos e muita animação.
Ambos os mercados estão instalados na Praça da Liberdade, no centro de Almada, até 19 de Dezembro, sempre das 12h às 22h.

Sem comentários:

Pamodi Dodu na

Dja dura ki n tinha na menti mostra, pa tudu alguem ki kre odja, kuzaz ki n sabi fazi I kuzaz ki n gosta. Primeru n pensa na um site. Klaru “Boa ideia”. Fazi um site é ka kuza fasil, pa alguem sima mi intom ki ta pensa na mil kuzaz au mesmu tempu, site nunka maz ka ta fikaba pronto, pamo n kria poi munti kuza. Saber mais...