Um professor, em frente aos seus alunos da aula de filosofia, sem dizer uma única palavra, apanhou um garrafão grande de vidro e começou a enchê-lo com bolas de golfe. Depois perguntou aos alunos se o garrafão estava cheio. Os alunos prontamente disseram que sim. O profesor continuou sem dizer uma palavra, apanhou um saco cheio de berlindes e esvaziou-o para dentro do garrafão, preenchendo os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o garrafão já estava cheio, e eles voltarama afirmar que sim.
De seguida, o professor calmamente apanhou uma caixa com areia e deitou a areia para dentro do garrafão. É claro que a areia preencheu todos os espaços vazios entre as bolas de golfe e os berlindes. O professor colocou novamente a pergunta aos alunos, se eles achavam que o garrafão já estivesse cheio. Aí todos os alunos responderam com um sim unânime. O professor, calmamante apanhou duas chávenas de café e adicionou ao conteúdo do garrafão, evidentemente o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os alunos riam-se.
Quando os risos dissiparam, o professor disse-lhes: "Eu quero que vocês prestem atenção a este garrafão pois ele representa a vida. As bolas de golfe são as coisas mais importantes, tais como a família, as crianças, a saúde, os amigos, o amor, as coisas que vocês amam. São coisas que, quando os perdermos as nossas vidas nunca estaríam plenas, tudo o resto depende delas. Os berlindes são as outras coisas que nos importam, como o trabalho, a casa, o carro, o dinheiro, etc…. A areia representa o resto, as coisas pequenas da vida".
E continuou dizendo:
"Se pusessemos primeiro a areia no garrafão, não haveria espaço para os berlindes nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece com a vida. Se usarmos o nosso tempo e energia com as coisas pequenas, não haveria lugar para as coisas realmente importantes. Prestem atenção às coisas que são cruciais para a vossa felicidade. Ceia sempre com o teu companheiro, brinquem com os vossos filhos, arranjem um tempo para ir ao médico, pratiquem desporto, gozem os vossos hobbies favoritos…."
E terminou com:
"Sempre haverá tempo para limpar e arrumar a casa, para consertar o lava loiça. Ocupa-te primeiro das bolas de golfe, as coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades com os berlindes, o resto é areia".
Um dos alunos levantou a mão e perguntou, o que representa o café? O professor sorriu e disse:
"Ainda bem que fizeste essa pergunta, fico contente. O café é para demonstrar que mesmo que a tua vida pareça preenchida, sempre há lugar para duas taças de café com um amigo".
Fonte - Anónimo
TUDU ALGEM TEN ALGUN KUZA KI E GOSTA. SINAU, PAKÉ KI NU STA LI NES MUNDU? POR ISU DJA N RIZOLVI KRIA 1 BLOG PA N MOSTRA TUDU ALGEN KUZE KI N GOSTA. PAMODI AMI E DODU NA MUNTI KUZA. PRINSIPALMENTI NA VIDA. DODU NA... E UM FORMA DI PARTILHA NHAS GOSTUS. DODU NA KABU VERDI, DODU NA NHA MAE DODU NA FOTOGRAFIA DODU NA DESIGN DODU NA SINEMA, DODU NA MUZIKA, DODU NA FAMILIA, DODU NA PASA SABI, DODU NA MUDJER, DODU NA SKREBI, DODU NA NHA BABY, DODU NA NHA FIDJO
sexta-feira, 5 de setembro de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Pamodi Dodu na
Dja dura ki n tinha na menti mostra, pa tudu alguem ki kre odja, kuzaz ki n sabi fazi I kuzaz ki n gosta. Primeru n pensa na um site. Klaru “Boa ideia”. Fazi um site é ka kuza fasil, pa alguem sima mi intom ki ta pensa na mil kuzaz au mesmu tempu, site nunka maz ka ta fikaba pronto, pamo n kria poi munti kuza. Saber mais...
Sem comentários:
Enviar um comentário