sexta-feira, 5 de setembro de 2008

O QUE REALMENTE IMPORTA

Um professor, em frente aos seus alunos da aula de filosofia, sem dizer uma única palavra, apanhou um garrafão grande de vidro e começou a enchê-lo com bolas de golfe. Depois perguntou aos alunos se o garrafão estava cheio. Os alunos prontamente disseram que sim. O profesor continuou sem dizer uma palavra, apanhou um saco cheio de berlindes e esvaziou-o para dentro do garrafão, preenchendo os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o garrafão já estava cheio, e eles voltarama afirmar que sim.

De seguida, o professor calmamente apanhou uma caixa com areia e deitou a areia para dentro do garrafão. É claro que a areia preencheu todos os espaços vazios entre as bolas de golfe e os berlindes. O professor colocou novamente a pergunta aos alunos, se eles achavam que o garrafão já estivesse cheio. Aí todos os alunos responderam com um sim unânime. O professor, calmamante apanhou duas chávenas de café e adicionou ao conteúdo do garrafão, evidentemente o café preencheu todos os espaços vazios entre a areia. Os alunos riam-se.

Quando os risos dissiparam, o professor disse-lhes: "Eu quero que vocês prestem atenção a este garrafão pois ele representa a vida. As bolas de golfe são as coisas mais importantes, tais como a família, as crianças, a saúde, os amigos, o amor, as coisas que vocês amam. São coisas que, quando os perdermos as nossas vidas nunca estaríam plenas, tudo o resto depende delas. Os berlindes são as outras coisas que nos importam, como o trabalho, a casa, o carro, o dinheiro, etc…. A areia representa o resto, as coisas pequenas da vida".

E continuou dizendo:

"Se pusessemos primeiro a areia no garrafão, não haveria espaço para os berlindes nem para as bolas de golfe. O mesmo acontece com a vida. Se usarmos o nosso tempo e energia com as coisas pequenas, não haveria lugar para as coisas realmente importantes. Prestem atenção às coisas que são cruciais para a vossa felicidade. Ceia sempre com o teu companheiro, brinquem com os vossos filhos, arranjem um tempo para ir ao médico, pratiquem desporto, gozem os vossos hobbies favoritos…."


E terminou com:

"Sempre haverá tempo para limpar e arrumar a casa, para consertar o lava loiça. Ocupa-te primeiro das bolas de golfe, as coisas que realmente importam. Estabelece as tuas prioridades com os berlindes, o resto é areia".

Um dos alunos levantou a mão e perguntou, o que representa o café? O professor sorriu e disse:

"Ainda bem que fizeste essa pergunta, fico contente. O café é para demonstrar que mesmo que a tua vida pareça preenchida, sempre há lugar para duas taças de café com um amigo".

Fonte - Anónimo

Sem comentários:

Pamodi Dodu na

Dja dura ki n tinha na menti mostra, pa tudu alguem ki kre odja, kuzaz ki n sabi fazi I kuzaz ki n gosta. Primeru n pensa na um site. Klaru “Boa ideia”. Fazi um site é ka kuza fasil, pa alguem sima mi intom ki ta pensa na mil kuzaz au mesmu tempu, site nunka maz ka ta fikaba pronto, pamo n kria poi munti kuza. Saber mais...