sexta-feira, 11 de setembro de 2009

ONDE ESTAVAS NO DIA 11 DE SETEMBRO DE 2001

Passados 8 anos da terrivel tragédia que mudou o mundo, para melhor, ainda hoje vivo com a imagem gravada na memória. A queda das torres gémeas de Nova Iorque é o acontecimento do século, até hoje.

Não desprezando as inúmeras tragédias antes ou depois disso.

O mundo nunca mais foi o mesmo e espero que não o seja por muito tempo. Até o dia 11 de Setembro de 2001 nós viviamos numa espécie de redoma de vidro "indiferentes" em relação ao que se passava lá fora. O Afeganistão não me dizia nada, o Iraque era só mais um país cheio de petróleo que invadiu o Koweit, o Paquistão era mais um "tão".

Não sabia bem quem era Bin Laden nem que ele era o menino bonito da CIA, na tentativa dos EUA em enfraquecer a União Sovietica. A internet, que até então eu usava praticamente para ver emails e algumas coisas giras, "abriu-se" perante mim, qual flôr a desabrochar, mostrando um mundo novo, tal a quantidade de videos, fotos, foruns, jogos de imagens e palavras que começaram a inundar a rede após esse dia.

O cidadão passou a fazer o papel de interveniente social e dinamizador da sociedade, através de blogs , de canais proprios de noticias ou web-tv, comunidades variados interligando o mundo através desta rede viciante e perigosa.

Penso que o mundo mudou para melhor, as pessoas agora estão mais preocupadas em serem felizes e desligar-se um pouco das coisas materiais. Por outro lado a guerra contra o terrorrismo e o medo de ataques que se instalou nas pessoas, provocou a subida do preço do petroleo afectando a economia mundial, e expondo os podres e as manipulações das instituições financeiras, principalmente Wall Street.

Todos nós no mundo fomos e continuamos a estar afectados pelos acontecimentos do 11 de Setembro de 2001. A crise que se instalou tem criado um espirito empreendedor nas pessoas que, incessantemente têm procurado e encontrado novas soluções para as suas vidas e não só. São tantas as transformações que o mundo já viveu nos últimos 8 anos que eu acredito que ainda é possivel vivermos num mundo melhor. Desde a eleição do primeiro presidente negro nos EUA, a ligeira abertura da China à economia de mercado, as transformações na Europa e em África.

Negativamente é preciso salientar que a pobreza tem-se agravado, estando os países pobres, a través dos seus povos, a sentirem-se abandonados e motivados a emigrarem para fugir à miséria, alguns conotados de terrorristas ou apoiantes destes, principalmente em África e no Médio Oriente.

O mundo pode ficar melhor. Mas ainda falta muita coisa para fazer.

Sem comentários:

Pamodi Dodu na

Dja dura ki n tinha na menti mostra, pa tudu alguem ki kre odja, kuzaz ki n sabi fazi I kuzaz ki n gosta. Primeru n pensa na um site. Klaru “Boa ideia”. Fazi um site é ka kuza fasil, pa alguem sima mi intom ki ta pensa na mil kuzaz au mesmu tempu, site nunka maz ka ta fikaba pronto, pamo n kria poi munti kuza. Saber mais...